terça-feira, 27 de setembro de 2011

Aerangis mooreana (ex Rolfe Sander) PJCribb & J. Stewar 1983t





Das Ilhas de Madagáscar (Sambirano) e Comores (Grande Comoro e Anjouan) em florestas humidas desde o nivel do mar até aos 600 metros.
Mais uma monopodial de 2-6 ( normalmente 2 ) folhas, 7-12 x 2-3,5 cm, elípticas, oblongas/obovadas, verde cinza, brilhantes, bilobadas apicalmente.
Aste floral de 15-30 cm com 10-22 flores de cerca de 1,5 -2 cm (8 cm se contarmos com esporão)
Flores cor de pessego, sepala dorsal arqueada para frente sobre a coluna, sepalas laterais reflexas (reviradas para trás), petalas tambem reflexas, labelo obovado/obtuso.
Primeira floração, cultivo montada, boa humidade, por baixo das bancadas onde apanha os primeiros raios de sol

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Feiras e exposições


Aproxima-se 2 fins de semana de intensa actividade orquidófila.
Assim no final de Setembro principio de Outubro vão realizar-se 2 eventos onde estarei presente em representação da APO ( Associação Portuguesa de Orquidofilia )
1º em Santarem integrado na Lusoflora ( 30 Set- 1/2 Out ) com um stand para divulgação da APO ( sem vendas)
Depois a 8/9 Out. integrado na Feira de Outono do Jardim Botanico da Ajuda a já tradicional exposição de outono da APO onde estará presente um Garden Center ( Wingarden) com Orquideas para venda.
Apareçam

sábado, 17 de setembro de 2011

Meu cultivo de walkerianas

Fotos de Julho



Estas fazem parte de um lote (11) que me foram oferecidas em Maio de 2008 como seedlings.
Quando chegaram montei-as em placas de cortiça, coloquei na estufa em sitio onde dá mais sol e adaptaram-se muito bem, 1 mês depois começaram a emitir raízes e novos psb.
Entretanto como fizeram tantas raízes (agarravam nas placas das "vizinhas" ) resolvi envazar/montar em cestos (de cortiça e de troncos ) sempre com as placas a 45º de inclinação. Assim as raízes podem ter " kilometros " sem incomodar as vizinhas.
Têem desenvolvido muito bem, 2 já floriram mas não estava satisfeito (faltam 9) eheheheh
Assim esta Primavera resolvi coloca-las na rua mas não ao natura (de baixo de telheiro), sitio com muita luz mas sem sol directo, só agora que a trajectoria do Sol está mais baixa é que apanham alguns raios.
Parece ter escolhido o ano certo pois o Verão não tem sido muito quente mas principalmente as noites tem sido húmidas (nevoeiro e/ou orvalho) o que simula o "sereno" lá de Minas.
As coisas continuam de feição com este calor de momento agora vamos ver os resultados.
Segundo o Drº Daniel (www.walkeriana.net) estão com optimo aspecto, tamanho das plantas e dos psb, cor do vegetal, até já me chama de "Walkerianeiro", quem me dera, exagero seu né ..................
Aguardemos que tenha razão

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Aerangis punctata J. Stewart 1986




Abrindo



Descrita muito recentemente ( 1986) por Joyce Stewart, é uma micro que eu gosto muito pelo seu aspecto geral, ou seja a textura das raízes, coloração das folhas e tamanho da flor em relação à planta.
Originária de Madagáscar onde cresce em árvores e arbustos no planalto central da ilha em altitudes em torno dos 1400 metros.
Como todas as Aerangis é uma monopodial praticamente sem psb ( muito reduzido mesmo), raízes achatadas, enrugadas, verdes, com muitas rugosidades acinzentadas/prata, uma beleza.
Folhas verde/cinza salpicadas de pontos branco ( mais uma beleza ), 2-3,5 x 0,5-1,2 cm, elípticas/oblongo, bilobadas apicalmente.
Aste floral nasce no caule por baixo das folhas, pendente, normalmente com 1 (ocasionalmente 2-3) flores.
Flor 4 cm de diâmetro (10 se contar-mos com escapo ) no final Primavera inicio do Verão, Sépalas e Pétalas castanho esverdeado a branco pálido, lanceoladas; Sépala dorsal erecta e sépalas laterais obliquamente espalmadas; Pétalas mais estreitas e reviradas para trás; Labelo branco, mais largo no meio, estreitando para um ápice agudo; Coluna curta e larga, apresentando na Antera uma projeção proeminente. Flores duram cerca de 20 dias e de perfume não muito agradavel ( tipo alguns Bulbophyllum ), uma pena .............
Pelas condições na natureza, temperaturas de Verão 26-27º dia / 15º noite e Inverno 21-22º dia / 8-9º noite, chuva moderada a intensa do final Primavera até inicio de Outono e seca durante 4-5 meses, até inicio da Primavera embora a humidade se mantenha +- elevada ( 60-65 %).
Cultivo montada (boa ventilação), luz moderada ( sol pela manhã ), regas diárias na Primavera/Verão, seca a ligeira seca ( regar moderadamente se folhas começarem a enrugar) a partir de final Outono até Primavera.
Como já disse esta é uma das que gosto mais e há muito que andava atrás duma mas os preços eram muito "quentes" (para mim), finalmente tive a SORTE de um AMIGO me oferecer uma ( de sementeira feita por ele) faz precisamente agora 1 ano e por isso esta é/foi 1ª floração.

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

" Obras em casa "

Poderão pensar que o titulo pouco ou nada tem a ver com o tema do Blog mas .... tem tudo a ver
Por debaixo do chão do meu pátio existe/existia uma fossa que supostamente estaria desativada mas que afinal não estava LOL
Ora o projecto há muito que estava na gaveta, que consistia em aproveitar esse "buraco" para colocar lá um deposito para guardar a água da chuva para rega, mas como acontece com muitos projectos por falta de verba estava mesmo no fundo da gaveta.
Por sorte o ano passado um cliente substituiu o seu por um maior e ofereceu-mo ( BOA) o maior entrave á realização do projecto estava vencido.
Então como o trabalho não aperta ( INFELIZMENTE ) lá meti mãos á obra, mas isto das obras é sempre uma incógnita, não é que a fossa estava activa ? Lá tive que refazer o saneamento todo de novo (+ despesas não orçamentadas )
Enfim 2 semanas, incluindo fim de semanas, de trabalho sujo e duro, sim porque a mão -obra foi "By Me " mas finalmente está tudo no sitio, agora só falta a colaboração do S.Pedro.

Já no sitio

Enterrado

De volta ao normal

Claro que tinha de lavar o telhado, um fds ao sol parecia que estava na praia eheheheh