segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Cattleya luteola Lindley 1853



Mais uma em atraso
Adquirida em Julho deste ano em botão floriu em Agosto, planta ainda jovem mas que está a adaptar-se muito bem, depois da floração ( só mesmo para ver o que era) montei-a num tronco de oliveira.
Espécie de pequeno porte, unifoliada, originária das florestas da região amazônica do Brasil, Peru, Equador e Bolívia, em altitudes entre 100 e 1200 metros, ocasionalmente até 2000 metros, cresce nos troncos das arvores em florestas fechadas junto aos rios com temperaturas nocturnas 16-18º e diurnas 28-30º , por isso deve ser cultivada em meia sombra/sol filtrado com bastante humidade, na prática necessita menor quantidade de luz que a maioria das outras Cattleyas; Pseudobolbos com cerca de 5 cm de altura, elipsóide / clavado sulcado com uma única folha apical, oblonga ou oblongo-elíptica, obtusa com 4-15 cm de comprimento; Flores 2/5 , com cerca de 5 cm de diâmetro, a cor varia do amarelo ao concolor amarelo limão/enxofre, labelo amarelo mais escuro no centro marginado de branco com vermelho na garganta e levemente raiado sobre os lóbulos laterais brancos, que nascem da aste no pseudobulbo maduro com baínha basal seca, de longa duração, perfumada a lembrar casca de limão, floresce na Primavera/Verão podendo florir várias vezes por ano.
Esta espécie precisa de inverno seco mas bastante rega e adubo durante a fase de crescimento. Pode ser cultivada em vaso usando como substrato leca grossa e esfagno mas cresce melhor montada em cortiça ou troncos

1 comentário:

  1. Ola amigo essa cattleya eh muito bonita alias todas um abraço ate um dia destes temos que marcar ok um abraço Almeida.

    ResponderEliminar