segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Aerangis punctata J. Stewart 1986




Abrindo



Descrita muito recentemente ( 1986) por Joyce Stewart, é uma micro que eu gosto muito pelo seu aspecto geral, ou seja a textura das raízes, coloração das folhas e tamanho da flor em relação à planta.
Originária de Madagáscar onde cresce em árvores e arbustos no planalto central da ilha em altitudes em torno dos 1400 metros.
Como todas as Aerangis é uma monopodial praticamente sem psb ( muito reduzido mesmo), raízes achatadas, enrugadas, verdes, com muitas rugosidades acinzentadas/prata, uma beleza.
Folhas verde/cinza salpicadas de pontos branco ( mais uma beleza ), 2-3,5 x 0,5-1,2 cm, elípticas/oblongo, bilobadas apicalmente.
Aste floral nasce no caule por baixo das folhas, pendente, normalmente com 1 (ocasionalmente 2-3) flores.
Flor 4 cm de diâmetro (10 se contar-mos com escapo ) no final Primavera inicio do Verão, Sépalas e Pétalas castanho esverdeado a branco pálido, lanceoladas; Sépala dorsal erecta e sépalas laterais obliquamente espalmadas; Pétalas mais estreitas e reviradas para trás; Labelo branco, mais largo no meio, estreitando para um ápice agudo; Coluna curta e larga, apresentando na Antera uma projeção proeminente. Flores duram cerca de 20 dias e de perfume não muito agradavel ( tipo alguns Bulbophyllum ), uma pena .............
Pelas condições na natureza, temperaturas de Verão 26-27º dia / 15º noite e Inverno 21-22º dia / 8-9º noite, chuva moderada a intensa do final Primavera até inicio de Outono e seca durante 4-5 meses, até inicio da Primavera embora a humidade se mantenha +- elevada ( 60-65 %).
Cultivo montada (boa ventilação), luz moderada ( sol pela manhã ), regas diárias na Primavera/Verão, seca a ligeira seca ( regar moderadamente se folhas começarem a enrugar) a partir de final Outono até Primavera.
Como já disse esta é uma das que gosto mais e há muito que andava atrás duma mas os preços eram muito "quentes" (para mim), finalmente tive a SORTE de um AMIGO me oferecer uma ( de sementeira feita por ele) faz precisamente agora 1 ano e por isso esta é/foi 1ª floração.

Sem comentários:

Enviar um comentário