quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Cattleya harrisoniana Bateman ex Lindley 1836





ou Cattleya harrisoniae Bateman/Paxt. 1838
Uma bifoliada do Sudeste do Brasil ( Serra dos Orgãos, e planícies costeiras de RJ e ES) do nível do mar até aos 1000 metros.
Cresce tanto rupícola (falésias) como epífita em arbustos nas áreas pantanosas onde a humidade é sempre elevada.
Psb finos e compridos (+- 30 cm), folhas elíptico/obovadas, aste de poucas (2-6) flores, protegidas por espata verde.
Flores com cerca de 11 cm de diâmetro, em tons alfazema/purpura, labelo esbranquiçado, amarelo no centro com veios laranja, muito perfumada e de longa duração (+- 1 mês), no Verão.
Tenho 2, ambas oferta de colegas a cerca de 1 ano, 1 de corte outra planta adulta e por isso atribui Grex em honra dos antigos donos.
Cultivo nas mesmas condições (bastante luz, rega e adubo na Primavera /Verão seca no Inverno ou rega só mesmo para não desidratar) mas de maneira diferente:
A "S.Murra" cultivo montada em tronco e a "Hemde" em vaso de barro furado usando como substrato pedra vulcanica bem grossa e ambas estão a dar-se muito bem.
Noto algumas diferenças nas flores, assim:
A "S.Murra" tem melhor forma, mais perfumada mas o labelo menos atrativo, mais esbranquiçado; a "Hemde" forma não tão boa, perfume que mal se nota mas de labelo mais bonito acho eu .........
Se calhar se cruzar as duas sai uma "Brasplant" eheheh

2 comentários:

  1. Olá rapaz, gostei muito de teu blog, de uma olhada no meu tambem www.didoorquideas.blogspot.com , gosto muito de dendrobiuns e bulbophylluns...abraços!

    ResponderEliminar
  2. Boas rapaz
    Também gostei do seu, aquela Laelia anceps coerulea está de mais
    Tem um bela coleção, parabens

    ResponderEliminar