sexta-feira, 30 de março de 2012

Coelogyne cristata Lindley 1821





Embora seja uma clássica nas coleções por aqui demorou a florir pois está comigo desde 2008 e só este ano floriu.
Com uma vasta distribuição geográfica pela Asia, desde a região de Garhwal no norte da Índia, Hills Khasi do nordeste da Índia, Nepal, Sikkim, Assam, Buthan, nas montanhas do norte da Tailândia, geralmente em árvores ou pedras cobertas de musgo muitas vezes quase totalmente exposto ao sol em altitudes entre os 1600-2600 metros.
Psb arredondados, com 2 folhas verde-escuras, linguladas/agudas de 15-30 cm. Aste multifloral ( 5-8 flores), normalmente pendente que emerge na base dos psb adultos, geralmente antes do aparecimento dos novos psb.
Flores vistosas, por vezes perfumadas, 7-13 cm de diâmetro, brancas, de textura cristalina e margens onduladas. O labelo apresenta 4-5 "quilhas" amarelas/douradas, de longa duração ( 4-5 semanas) se mantida seca.
Como dá para perceber pelo seu habitat (+- o mesmo dos Cymbidium ), por cá podemos/devemos cultivar da mesma maneira. Assim, cultivo na rua, rega e adubo abundante na Primavera/Verão e seca a partir do Outono ( podendo mesmo os psb enrugar sem problemas pois esta é das poucas Orquideas que quando se volta a regar os psb recuperam ) iniciando as regas após aparecimento dos novos psb.
Também se pode cultivar montada até directamente nas árvores do jardim.


2 comentários:

  1. Linda e com uma bela florada, não dou sorte com elas, a minha está empacada.
    abraços

    ResponderEliminar
  2. Desculpa me esqueci, gostaria de convidá-lo para conhecer o meu blog. o Seu é muito lindo como eu já disse e já estou seguindo.
    abraços e uma linda noite

    ResponderEliminar