quarta-feira, 11 de julho de 2012

Novela 2ª parte: Schomburgkia tibicinis [Batem. ex Lindley] Batem. 1841

 Agora:  Myrmecophila tibicinis (Bateman) Rolfe 1917
 Aqui está ela em pleno e identificada. Não publiquei mais cedo por falta de tempo mas também para ver quanto durava a floração
 Com uma vasta distribuição pela America Central (México, Guatemala, Belize, Honduras, Costa Rica, Venezuela e Colômbia, em florestas de folha caduca, sazonalmente secas, normalmente nos troncos e galhos maiores e mais altos geralmente em pleno sol em altitudes de 300 a 600 metros.
 Psb grandes, cilindricos, (até 45 cm), mais largos na base, sulcados, ocos normalmente com ranhura ("racha") na base o que na natureza leve a que exista normalmente formigas a "habitar" neles.
 Folhas (2 a 5), apicais, elíptico-ovais, coriaceas com cerca de 30 c.
 Aste floral comprida (esta chegou aos 145 cm), erecta, com flores que abrem sucessivamente, longo periodo de desenvolvimento da aste (Novembro - Maio).
 Flores com cerca de 5-7,5 cm de diâmetro, perfumadas, sepalas e petalas avermelhadas na "pagina da frente" e rosa nas "costas". Labelo rosado, interior amarelado com muitas estrias  vermelhas, flores de longa duração (quase 2 meses).
 Cultivo em cesto, substrato grosso, na rua de Abril/Maio até os dias começarem a ficar mesmo frios ( Outubro/Novembro), regas e adubo abundante da Primavera até Outono/Inverno), no Inverno seca ou regas de manutenção, só mesmo para não desidratar muito
 Atenção que é durante este periodo que se desenvolve a aste floral e esta não gosta de "apanhar" água pois isso pode levar ao seu apodrecimento.
 Como se entende esta não é para todos ........... devido ao seu porte ocupa muito espaço


      Durante a visita de uma jovem promessa da Orquidofilia do Canada

1 comentário: