sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Laelia pumila ´Black Diamond HCC/AOS

 Vegeta nas árvores das margens dos rios e ribeiros das matas humidas em redor de Belo Horizonte, normalmente em zonas de mais sombra.
 Esta é uma das Laelias a par das L. praestans e L. dayana mais conhecida e de facil cultivo. Sem flores as plantas são praticamente impossiveis de distinguir. O vegetal é pequeno (cerca de 10 cm) e flores bem grandes em relação ao vegetal.
 Psb ovoídes, unifoliados, folha oblongo-linguada, coriácea.
 A flor nasce directamente de dentro da folha do psb em desenvolvimento, (sem espata), com cerca de 9/10 cm de diâmetro, no Outono, de longa duração, segmentos florais de cor margenta uniforme. O labelo é branco na garganta com a secção frontal roxo escuro que se estende aos lobulos laterais.
 Este é o clone mais conhecido, pela sua cor e forma quase perfeita derivado de uma sementeira.
 Esta é a 1ª floração dela e por isso a forma não saiu grande coisa, talvez devido ao frio teve de ser "ajudada" pois estava a demorar a abrir e com isso o labelo saiu um pouco amarrotado e a sepala dorsal revira muito para trás, mas tem potencial.
 Depois de "apanhar" com o cultivo delas, (cultivei em vaso plastico substrato convencional, vaso de vaso com pedrisco e esfagno) parece que finalmente acertei.
Cultivo montada em tronco sem esfagno, muita luz (sol fim da tarde) boa humidade.
 Para além desta também a L. praestans fez botão mas cresceu escondido atrás de outra montagem e encostado na parede da estufa e quando dei por isso já era tarde de mais, com as regas já estava a melar, paciência para o ano há mais.


Sem comentários:

Enviar um comentário