sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Dendrobium aemulum R. Brown 1810


 Uma epífita por vezes litophyta endêmica da Austrália, do sudeste de Nova Gales do Sul até Nordeste de Queensland em altitudes dos 100 aos 1200 metros, em florestas húmidas abertas junto aos rios e ribeiros.
 Normalmente "agarrada" a arvores de casca rugosa, como os conhecidos Ironbark (genero de eucalyptus de casca rugosa), árvore Brushbox, Lophostemon confertus....
  Psb cilíndricos, agrupados, castanhos, com cerca de 10 cm de comprimento, com 2 a 4 folhas apicais, ovaladas, brilhantes, verdes escuras.
  Floresce a partir de meados de inverno até meados de primavera, floração bastante densa (2-12 flores) que surgem dos nós apicais dos antigos e novos psb.
 Flores com cerca de 3 cm de diâmetro, docemente perfumadas á noite pois são polonizadas por traças.
 De temperaturas frescas, regas regulares na época de crescimento (Primavera/Verão) mas no inverno a água deve ser dada com muito menos freqüência. 
 Pelas suas origens cultivo montado numa raiz de medronheiro com um pouco de musgo, rega abundante Primavera/Verão, apartir do Outono diminuição das regas (só mesmo para não desidratar).
 Esta é uma aquisição recente e sinceramente não esperava flor (nem tantas) para já, mas parece ter gostado da nova estufa (sem aquecimento).

Sem comentários:

Enviar um comentário