sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Dendrobium lawesii F. Mueller 1884






Descoberto pelo Rev. W.G.Lawes que enviou as plantas para o Barão Sir Ferdinaand Von Mueller que as classificou e nomeou em nome do seu descobridor em 1884.
Originário das Ilhas Bougainville e Salomão na Nova Guiné nas florestas de montanha entre os 500 e 2000 metros.
Pseudobolbos podem chegar a 90 cm mas o normal 40/50 pendentes com a idade , folhas com 6 cm de comprimento e 2 cm de largura caducas com a idade ao longo do pseudobolbo .
Este é um daqueles que por muito mau aspecto que os pseudobolbos possam ter não devem ser cortados ( a não ser que estejam mesmo secos claro) pois florescem mais que 1 vez no mesmo pseudobolbo.
Flores muito variáveis no seu colorido ( o mais comum é vermelho , mas vão desde rosa, laranja, amarelo, branco e podem até ter 2 cores ) com cerca de 1,25 cm, em grupos ao longo do pseudobolbo velho ( já sem folhas) normalmente em posição pendente, duram 6/8 semanas com pico de floração no Outono/Inverno mas pode ocorrer em qualquer altura do ano.
Como tem as raízes finas e é originário de zonas com bastante humidade cultivo em "vaso" de cortiça suspenso ( tronco de cortiça sem a madeira ) em meia sombra e rega regular todo ano, seca entre regas no Inverno, até aparecimento de novos pseudobolbos na Primavera.

Sem comentários:

Enviar um comentário