sábado, 30 de abril de 2011

2ª parte






Depois de um dia chuvoso ( as botas ainda faziam choc choc apesar de terem dormido à lareira) o dia amanheceu meio nevoado mas a prometer melhorias como aconteceu .
Lá partimos rumo a Macedo de Cavaleiros e logo no IP 4 vimos uma pequena colónia de O.mascula que infelizmente vão ter um destino trágico devido ás obras.
Chegados a Macedo atravessamos a vila e 1º uau ; um campo ali mesmo à beira das casas mais ou menos do tamanho de um campo de futebol cheio de colonias de O. champagneuxii com algumas Serapias lingua pelo meio mas felizmente não é único tem muiiiiiiiiiitos. Para quem só tinha visto uma colónia delas com cerca de 1 metro quadrado é uma maravilha .
Aliás este seria o dia das grandezas como verão mais à frente , lá seguimos e novo ( s) uau (s) :
1º um pinhal repleto de Neotinea maculata infelizmente já passadas de flor mas bem "grávidas",
2º colónias de Dact. markusii mais uma descoberta para mim pois nunca as tinha visto ao vivo e no meio delas assistimos a um verdadeiro bailado de uma abelha numa delas , aquilo é que foi disparar ......
3º um pouco mais acima um pinhal repleto de Cephalanthera longifolia, esta já conhecia mas não em tanta quantidade
Pelo meio mais uma pequena colónia de O.mascula com algumas O. champagneuxii pelo meio , aliás gerou-se uma conversa interessante sobre a existência ou não de híbridos entre elas .
Intervalo...............

Sem comentários:

Enviar um comentário