segunda-feira, 11 de julho de 2011

Psychopsis papilio (Lindley) HGJones 1975

Abrindo 2ª flor

Continuação

Em pleno

Popularmente conhecida por "Orquidea Borboleta" esta é uma daquelas que move paixões no mundo orquidófilo por várias razões mas principalmente pelo tamanho e exotismo da flor.
Com uma vasta distribuição pelo Norte da América do Sul e Trindade e Tobago em florestas húmidas e cafezais a baixa altitude ( 800 metros).
Psb ovais/redondos com 3-5 cm, achatados, enrugados com manchas castanhas/rubras; folha com 15-23 cm, coriácea, verde podendo apresentar manchas vermelho/roxo em ambos os lados .
Aste floral nasce na base do psb maduro muito comprida (120 cm ) produzindo 1 flor de forma sucessiva (1 de cada vez ) durante vários anos. Não cortar a aste antes de ela secar.
Flor de 13-15 cm, duradoras (1 mês), sépala dorsal e pétalas erectas, vermelho carmin frequentemente listrada de amarelo; sépalas laterais pendentes ( em forma de foice ), castanho avermelhado com manchas amarelas, onduladas na margem; labelo grande ( 4 x 3,5 cm ), amarelo no centro marginado de vermelho/castanho, muito franjado; coluna erecta, com "asas" franjadas na borda. Acima das "asas" de cada lado da coluna e abaixo do limite da antera existe uma projecção em forma de maçaneta que diferencia as sp deste Gênero. No Psycopsis papilio a forma é achatada e as asas apresentam fímbrias.
Floração (re)começa na Primavera até Outono/Inverno, aparecimento dos dias frios
Cultivo em vaso de barro raso com leca grossa ( boa drenagem, secar rápido), boa humidade, boa luz, regas abundantes a partir da primavera até outono, no inverno rega só mesmo para não desidratar.
Pela 1ª vez com 2 flores em simultâneo.

3 comentários:

  1. Eu comprei uma planta desta com uma haste floral,que foi crrescendo que ate que derrepente na ponta parecia que ia sair uma flor. Foi entao que tudo comecou errado. A ponta comecou a secar e poucos dias depois a haste inteira estava seca. Enfim apos meses na expectativa da flor e nada. frustacao completa.

    ResponderEliminar
  2. Pois, isso talvez se fique a dever á mudança
    Por vezes as plantas sentem a mudança de "habitat" e entram em stress
    E a planta como está?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. QUANDO COMPREI A MINHA ACONTECEU A MESMA COISA, DEPOIS COLOQUEI ELA ONDE SÓ PEGAVA CLARIDADE, MAS NÃO SOL, NA SOMBRA. DAÍ A FOR ABRIU!!!!! FOI MARAVILHOSO!!!!!!

      Eliminar