sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Cattleya forbesii Lindley 1821



Uma bifoliada da Mata Atlântica desde o Estado do Rio de Janeiro até Santa Catarina em florestas pantanosas tanto como epífita como rupícola (Santa Catarina) em altitudes em torno dos 200 metros.
Psb cilíndricos, coberto por baínhas com até 30 cm, bifoliados; folhas coriáceas, oblongas, com 12 cm.
Aste protegida por espata de 9-15 cm com 1-6 flores (normalmente 2-3), em forma de estrela, planas, cerosas, perfumadas, pétalas e sépalas de cor variavel, de verde a castanho claro ou rosa ( Santa Catarina), labelo tubular, estreito, ligeiramente curvado, branco/rosa com listras vermelhas e garganta amarela, com cerca de 10 cm de diâmetro.
A literatura diz que floresce entre Outubro-Dezembro ( Brasil ) logo a floração seria no verão por cá. Esta está comigo a alguns anos e tem florido 3 vezes por ano ( Março, Setembro, Dezembro ), este ano talvez pela Primavera mais fresca parece ter dado razão à literatura :-)
Ela veio do Brasil mas não sei de onde ( Estado) mas pela coloração das pétalas e sépalas parece ser de Santa Catarina onde prevalece a coloração rosea.
Cultivo em " vaso" de cortiça com substrato grosseiro, boa luz e humidade, rega e adubo abundante na Primavera/Verão e ligeira seca no Inverno.



Sem comentários:

Enviar um comentário