domingo, 14 de agosto de 2011

Nanodes porpax (Rchb. f.) Brieger 1960



Este tem vários sinónimos e por isso é referenciado com vários nomes. Por ex: segundo Hagsater existem diferenças entre Epid. peperomia e Epid. porpax : Epid. peperonia tem o labelo orbicular-cordiforme, mais largo que comprido, e nativo da Colômbia e Venezuela, enquanto Epid. porpax tem o labelo reniforme a sub-orbicular, subquadrado, ligeiramente convexo, arredondado apicalmente e pouco emarginado.
Syn:
Epidendrum peperomia
Rchb. f. 1854
Epidendrum porpax Rchb. f. (1855)
E agora :
Neolehmannia porpax
(Rchb. f.) Garay & Dunst.
1976 ou Neolehmannia peperonia ( Rchb. f. ) Garay & Dunst. 1976

Com vasta distribuição, desde o México, Panamá, Colômbia, Venezuela e Perú em florestas de pinheiros e carvalhos em altitudes dos 600 aos 2700 metros.
De crescimento harmonioso (entouceira fácil), sem psb mas sim caules com cerca de 8 cm; folhas alternadas ao longo dos caules, carnudas, coriáceas, oblongo/obtusas, emarginadas, de cerca de 1 cm.
Flores individuais entre as folhas, sépalas oblongas, pétalas lineares, verde/creme, labelo bem grande, castanho/vermelho ( mais brilhante e intenso se cultivado com muita luz), com cerca de 2,5 cm de diâmetro em forma de coração. Segundo a literatura florece todo ano mas principalmente na Primavera.
Foi-me oferecida a alguns anos já montada e bem grande mas só este ano floriu e só 1 flor
" muita parra ..... pouca uva " eheheheh.
Cultivo montado, boa luz e humidade, regas abundantes durante o crescimento, seca entre regas no Inverno.


Sem comentários:

Enviar um comentário