quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Ansellia africana Lindl. 1844


  Com uma distribuição por toda a Africa tropical até Africa do Sul, normalmente nas copas das arvores em regiões de seca sazonal, geralmente abaixo de 700 metros, mas pode encontrar-se aos 2200 metros.
 Especie robusta e de grande porte, psb fusiformes/cilindricos, amarelados, folhas (6/7) plicadas, coriaceas, linguladas/lanceoladas, agudas com tendência para formar densas raizes viradas para cima de modo a acumular os detritos para se alimentar.
 Aste longa (até 100 cm) que nasce no ápice dos psb com muitas flores (10/100).
 Flores perfumadas, muito variaveis tanto na forma como na coloração, sepalas e petalas desde amarelo/beje sem listras (var. alba) até quase castanha sem listras, mas normalmente amarelada com listras castanhas, labelo trilobado, amarelo com cerca de 6/7 cm de diâmetro, no final da Primavera principio do Verão.
 Pelas caracteristicas do habitat e maneira de crescimento cultivo na rua mas protegida das chuva de Inverno, em cesto, substrato medio, rega e adubo abundante depois da floração até psb adulto (+- Outono), seca no Inverno.
 Muito utilizada pelos nativos, principalmente pelos Zulus na sua medicina tradicional, como emético ( provocar o vómito) até chá para combater a loucura ............
 Está comigo desde 2006, vinda de Moçambique (2 pseudobulbinhos) e só agora floriu

1 comentário:

  1. Tenho uma que veio apenas com um pseudobolbo agora tem 4 está grande, mas flores que é bom nada. Esperar é uma virtude.

    ResponderEliminar