quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Pogonia ophioglossoides (L.) Ker Gawl. 1816


 Uma terrestre de solos acidos em prados húmidos ou pântanos do Leste do Canadá e Oeste do Minnesota (região dos Everglades), Sul do Missouri até à Flórida  nos Estados Unidos.
 Localmente conhecida por Snakemouth Orchid o seu nome deriva do grego Pogon (barba) relativo á forma "barbuda" do labelo e ophioglossioides á semelhança do seu vegetal com a Samanbaia ophioglossum
 O genero Pogonia é composto por 10 sp, originárias principalmente do Leste Asiatico sendo esta especie a unica fora dessa região.
Planta de 15-35 cm de altura, com um conjunto de raízes fibrosas, com estolhos a partir dos quais se formam novas plantas.
 Folhas (1-2), ovadas a elípticas, com um pouco de textura, 3-10 cm de comprimento e 1-2,5 cm de largura.
 Flor rosa, raramente 2/3; Sepalas e Petalas rosa, elípticas, 1,5-2,4 cm x 2-5 mm e 1,5-2 cm x 5-10 respectivamente; Labelo rosa com as "franjas/barbas" marginais mais escuras (rosa-roxo ou magenta) e centro amarelo esverdeado ou ocasionalmente toda rosa, 1,5-2 cm de comprimento x 5-10 mm de largura, na Primavera/Verão
 É tipico as Sepalas abrirem mas as Petalas tendem a permanecer junto do Labelo (fechadas).
 Cultivo na rua, com bastante luz, pode ser sol directo, em vaso de Bonsai usando como substrato terra de jardim (sacos normais que se vendem nos Center Garden) tendo em atenção que o ph deve ser baixo (acido), vaso/base sempre com agua para simular os pantanos.
Particularidades desta especie : Usar agua da chuva tanto para rega como para o prato e nunca adubar, muito sensivel aos sais. 


 

1 comentário: