quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Denphal Hib.






Segundo os Kew Garden esta planta foi descrita em 1852 como Dendrobium bigibbum Lindl., Paxton's Fl. Gard. 3: 25 (1852).
Logo, o nome Dendrobium phalaenopsis Fitzg. (1880) é apenas um sinónimo para a espécie, pois já tinha sido descrita por Lindley em 1852, sendo o nome válido Dendrobium bigibbum.
Convém lembrar que muitas das plantas vendidas hoje em dia como Denphal. são na verdade híbridos que muitas vezes nem apresentam o Dendrobium bigibbum como progenitores.
Quando publiquei esta não escrevi nada por ser muito comum mas entretanto quando navegava em busca de informações encontrei este texto oriundo do conhecido Orquidário Oriental do Brasil que pode ajudar a esclarecer certas dúvidas que possam existir, principalmente entre os mais novatos nestas coisas por isso voltei a reescrever/editar a mensagem.
Claro fiz algumas adaptações principalmente referentes ao cultivo.

"Denphal. Denphale, Dendrobium phalaenopsis,qual o nome correto destas plantas? Na verdade, o que são exactamente estas plantas?
Não se trata, como muitos acreditam e chegam a afirmar, de um híbrido entre Dendrobium e Phalaenopsis, dois géneros que por sua distancia jamais se podiam cruzar.
Existe uma espécie de Dendrobium que pelo formato de suas flores que lembram bastante as flores de uma Phalaenopsis, recebeu o nome de Dendrobium phalaenopsis. Este Dendrobium cruzado com outros Dendrobiuns próximos a ele produziu híbridos que mantiveram a semelhança com Phalaenopsis, e passaram a ser chamados de Denphal. ou Denphale, nome "inventado" não se sabe bem por quem.
Curiosamente existem hoje híbridos chamados de Denphal. que não possuem na sua geniologia Dendrobium phalaenopsis, mas apenas outras espécies próximas dele, tais como Dendrobium bigibbum, Dendrobium undulatum, Dendrobium stratiotes, Dendrobium tokai, entre outros.
Embora a grande predominância no mercado seja dos Denphal. de cor avermelhado, que vai do rosa ao vinho, passando por todos os tons e texturas, chegando em alguns casos a apresentar um aspecto aveludado e quase negro, podemos encontrar também plantas com muitas outras cores.
Hoje em dia é possível montar uma colecção de Denphal. com plantas de flores verdes, amarelas, brancas, azuladas, castanhas, flameadas, estriadas, concolores ou com labelo contrastando com as pétalas e sépalas, e muitas outras variações.


Existem os Denphal. conhecidos como compactum, cujo porte da planta raramente ultrapassa trinta centímetros e plantas que passam fácil de um metro e até um metro e meio de altura, sem contar a haste floral. O tamanho das flores também é variado, indo de 3 até 10cm, dependendo das plantas que entrarem no cruzamento. São em geral muito floríferos, e podem exibir simultaneamente cinco ou mais hastes florais saindo todas de um único pseudobulbo, apresentando cada uma de duas até mais de 20 flores. Além disso, é muito comum que um pseudobulbo que já tenha florido volte a florir no ano seguinte e mesmo por mais anos.
As flores de Denphal. são duráveis, chegando uma planta a permanecer florida por até três meses seguidos.
Cultivo:
O cultivo de um modo geral é fácil. São plantas precoces, que começam a florescer dois anos após serem retiradas do laboratório, e que apresentam um crescimento bastante rápido, entouceirando com facilidade.
São plantas que se adaptam a qualquer substrato, mas preferem um com boa drenagem e por terem um crescimento bastante rápido requerem uma boa adubação principalmente quando os novos pseudobulbos estão em crescimento, período em que não deve faltar água para que a planta tenha pleno desenvolvimento.
Quando os novos pseudobulbos estiverem completamente formados, reduzir as regras e evitar utilização de adubos ricos em azoto, de modo a evitar que “gemas” que iriam florir venham a gerar novos pseudobolbos em lugar de flores.
Preferem ambientes mais quentes e de alta luminosidade, no nosso clima é preferível deixa-los secos no Inverno ou quanto muito secas entre regas senão vão-se de um dia para outro sem percebermos bem porquê..
É normal que os pseudobulbos que já tenham florido uma vez percam todas as folhas, mesmo assim não devem ser removidos pois podem voltar a florir e além disso ( principalmente) representam uma reserva de nutrientes que a planta pode utilizar em períodos de escassez.
Para a obtenção de novas plantas podemos replantar pseudobolbos que venham a nascer de gemas existentes no meio dos pseudobulbos. Podemos também dividir uma planta entouceirada em duas ou mais plantas, tendo o cuidado de deixar sempre em cada nova planta pelo menos três pseudobulbos mesmo que estes não tenham nenhuma folha.
Devem ser cultivados em vasos de barro ou de plásticos, também podem ser cultivados montados mas devido ao seu porte não aconselho pois custam a manter-se direitos.

Sem comentários:

Enviar um comentário