quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Maxillaria schunkeana M.A. Campacci & R.A. Kautsky 1993




Renomeada recentemente após reclassificação do Género Maxillaria de :
Brasiliorchis schunkiana ( Campacci & Kautsky ) R. Singer, S.Koehler & Carnevalli 2007
Esta é uma das minhas preferidas pois faz parte de outro género que eu gosto muito e pela sua cor , corri muito até a conseguir e foi bem cara mas valeu a pena .
Conhecida como a Orquídea Negra originária do estado do Espírito Santo no Brasil na Mata Atlântica em altitudes dos 600-700 metros .
Planta pequena 10-15 cm, pseudobolbos fusiformes- cilíndricos na base com 2 folhas lineares erectas .
Flores com 1 cm, individuais, vermelho- purpura escuro com antera vermelha ( um espectáculo ) que nascem na base dos pseudobolbos maduros na primavera /verão.
Cultivo em vaso de barro com xaxim ( mas vou mudar este ano para casca fina + esfagno pois o xaxim está muito degradado e ela a dar sinais que não está lá muito bem ) em estufa temperada, média luz, seca entre regas no inverno e rega regular o resto do ano.
Gosta de boa humidade mas sem encharcar
Valeu a pena a espera pois foi adquirida em 2007 com 3pseudobolbos floriu a 1ª vez em Outubro de 2007 1 flor ( todo contente eheheheh) e depois disso tem florido regularmente de 3 em3 meses ou melhor praticamente está sempre em flor e agora com mais flores.
Tive sorte com ela pois saiu das bem pretinhas.

1 comentário:

  1. E realmente um espetaculo, essas coisas nunca sao caras se olhar-mos para a beleza que tem e nao se veem todos os dias .Amuigo fico esperando pela sua orquidea se presiçar de alguma coisa que possa ajudar o Amigo diga alguma coisa esta bem.Com um sincero abraço Jose Almeida...

    ResponderEliminar