segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Coelogyne tomentosa Lindl 1853




Por acaso só hoje tive disponibilidade para voltar a escrever aqui e infelizmente coincidiu com um acontecimento trágico numa ilha onde ela é muito cultivada aliás de onde esta veio oferta de um Amigo Madeirense .
Por isso esta é a minha forma de prestar solidariedade a todo esse povo , força aí
Originária das montanhas da Malásia, Sumatra, Bornéu e Java normalmente junto a cursos de água .
Pseudobolbos elongados - cónicos , angulares quando jovens e um pouco enrugados quando adultos , com uma única folha elíptica - ovada
Aste floral pendente, nasce da base pseudobolbo adulto com cerca de 40 cm de comprimento com várias flores ( 20/30 ) duráveis , creme/castanho muito perfumadas com cerca de 6,25 cm de diâmetro.
Esta é uma planta fácil de cultivar mas devido ao seu crescimento e porte ( fotos) requer muito espaço, e por isso este verão passado reenvasei a minha e passou para rua , parece estar a gostar pois esta é a 2ª floração cá fora .
Cultivo em cesto, em substrato tipo Cymbidium , rega e adubo abundante durante o crescimento ( Primavera/Verão ) para desenvolver uns bons pseudobolbos e seca entre regas no inverno.

2 comentários:

  1. Flores muito bonitas! Não conhecia estas.
    Adoro o castanho no branco.

    ResponderEliminar
  2. Realmente as Coel. tem flores muito bonitas principalmente aquelas saliências nos labelos.
    Verdadeiras "cordilheiras " em miniatura.
    Mas têm outra característica muito forte, o seu perfume intenso, pena que nem sempre agradável, ex: Coel. flacida ( xixi de gato brrrrrrrrr )

    ResponderEliminar