terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Cattleya maxima Lindley 1831




Esta está comigo desde 2006 resultante de um corte, demorou um pouco a desenvolver mas desde que a passei para o cesto desenvolveu muito melhor mas só este ano floriu pela 1ª vez mas com coragem, começou com 2 flor em Agosto num pseudobolbo depois em Setembro voltou a florir noutro pseudobolbo agora com 3 flores e mais tarde noutro pseudobolbo mais 1 flor .
Deve o seu nome ao seu elevado porte característica não muito comum nas espécies de Cattleya unifoliadas.
Originária das florestas sazonalmente secas da Costa do Pacifico da Venezuela, Colômbia e norte do Peru, em altitudes até aos 1500 metros .
Pseudobolbos sulcados, unifoliada, de folhas coriáceas, oblongas a estreitamente elípticas-oblongas, minuciosamente bilobadas, erectas ou ligeiramente arqueadas podendo chegar aos 30 cm de comprimento.
Flores grandes ( 12.5 cm ), perfumadas, que nascem de pseudobolbo adulto de pétalas e sépalas rosa claro a rosa escuro ; Labelo rosa muito característico que apresenta uma teia de veios avermelhados e uma faixa central amarela escura diminuindo de intensidade a medida que que avança para o ápice . Normalmente produz 3/6 flores por aste que devido ao seu grande porte tem tendência para ficar pendentes .
Floração fim do verão principio outono
Cultivo em cesto com substrato grosso, regas regulares ( ligeiro descanso no inverno após floração), bem adubada na época de crescimento e bastante luz .
Ps. Esta é uma daquelas em que fico na duvida, se gosto ou não .
Pela forma deixa muito a desejar, meio "escangallhada" e depois devido ao porte fica pendente com aquele ar triste de flor já passada, mas tem o outro lado a começar pelo perfume maravilhoso e aquele labelo é demais, esta é a minha opinião ............

1 comentário:

  1. Tem realmente um labelo lindíssimo e fora do vulgar Sendo perfumada ainda melhor. Adoro orquídeas perfumadas.

    ResponderEliminar