quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Phal. parishii Rchb. f. 1865






Mais uma beleza (aqueles "pêlos" para atrair o polinizador são demais) esta bem mais pequena
Descoberta pelo Reverendo C. Parish em 1864 , originária de Myanmar, India, e Tailandia em altitudes cerca dos 500 metros nos troncos das árvores cobertos de musgo junto aos rios.
Planta de pequeno porte em relação à maioria das outras Phal., folhas carnudas, arqueadas, pendentes, obovadas ou elípticas, às vezes assimétricas, ligeiramente carenadas por baixo, com 12 cm de comprimento e 5 de largura, normalmente mais pequenas.
Aste bastante delgada, erecta ou arqueada, de poucas flores ( 5-9 ) com cerca de 2 cm de diâmetro , levemente perfumadas.
Sépalas e pétalas geralmente reflexas, branco leitoso; sépala dorsal elíptica a oblongo-elípticas ou arredondadas, agudos ou obtusos; Sépalas laterais oblíquas, obovadas ou sub-orbicular, agudas ou obtusas. Pétalas de base estreita e obovadas ou elíptico-obovadas, obtusas.
Labelo trilobado, reunidos em ângulos rectos ao pé da coluna por um pedúnculo curto. Lobulos laterais amarelos manchados de púrpura dirigidas para o exterior e para a frente de forma triangular com uma crista carnuda distinta longitudinal. Lobulo médio roxo a violeta/margenta, triangular-auriculado, móvel, um pouco convexo, agudo ou obtuso na frente; A base apresenta uma concavidade muito fina semi-circular, franjeado na borda; Na junção do lobulo médio com os lobulos laterais há uma projecção carnosa, bilobada, achatada, sendo cada lobulo bifurcado.
Coluna branca salpicada de castanho na base, curta, carnuda, muito dilatada na base.
Floresce principalmente no final do inverno / primavera, mas pode florescer durante todo ano excepto no inverno.
Gosta de bastante humidade ( 80/90% ), ligeira seca no inverno ( Dez-Mar), ( se seca pode deixar cair as folhas mas voltam na primavera ) temperaturas no inverno até 15º mas pode chegar aos 10º por períodos curtos e desde que secas, mais luz que os Híbridos
Cultivo montada em cortiça, seca entre regas ( regas só mesmo para não desidratar) agora no inverno, rega todos os dias a partir de Março e bastante humidade utilizando por ex. o método "capelinha".

Sem comentários:

Enviar um comentário