quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Dendrobium denudans ( D.Don 1825 )




1ª floração, veio como Dend. eriaflorum mas quando abriu percebi logo que não era e demorei um pouco até conseguir a ID correcta dele pois é muito parecido com o Dend. strongylatum também florido na mesma altura , mas as flores são mais pequenas, claras (esverdeadas) e esguias .
Originário dos Himalaias Ocidentais na India (Assam) e Himalaias Orientais, Butão, Sikkim, Nepal e Tailândia na base das árvores ou como rupícola em áreas abertas em altitudes dos 800 - 2200 metros.
De pequeno porte, pseudobolbos pendentes com 7-25 cm de comprimento e 0,6-0,8 cm de largura afinados no ápice ; Folhas caducas após a floração, verdes, com 5-10 cm x 1-2 cm, lanceoladas, oblongas, agudas no ápice.
Astes pendentes, que nascem na parte terminal do pseudobolbo com 10-15 cm com muitas flores (10-15), de 1,5-1,8 cm de comprimento verde claro; Sépalas sub-iguais, parcialmente abertas, lineares, acuminadas; Pétalas lineares, acuminadas; Labelo trilobado, recurvado na base; Lóbulos laterais estreitos, profundamente serrilhados, verdes com estrias vermelho vivo; Lóbulo médio verde claro/amarelo, com estrias transversais vermelho/castanho, ovóide, fortemente recurvado, terminando com ápice triangular e serrilhado na margem.
Floração Setembro-Outubro até ao Natal (longa duração).
Fácil cultivo, montado para baixo (por causa do seu hábito de crescimento), em estufa temperada, boa luz, seca após fim da floração até aparecimento dos novos pseudobolbos (Primavera) e depois rega abundante e algum adubo .

Sem comentários:

Enviar um comentário