quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Dendrobium purpureum Roxb. 1820




Agora Pedilonum purpureum ( Roxb.) Breiger 1981
Originário do arquipélago de Malay ( N.Guiné), Ilhas Caroline, Fijii e Vanuatu em florestas das planícies costeiras até aos 1150 metros.
Psb cilíndricos a fusiformes, um pouco "inchados" na base, erectos, compridos (+ 50 cm), folhas verdes, lanceoladas, na metade superior dos psb, caducas com a idade.
Flores em grupo (muitas, 50 ?? ) ao longo dos psb adultos/jovens, (sem/com folhas), tubulares, semi-fechadas, rosa-purpura com extremidades das sépalas e pétalas verde, coluna branco, com 1,3 - 2 cm de diâmetro, de longa duração (+ 1 mês ), principalmente na Primavera ( dependendo do cultivo e onde pode florir + que uma vez por ano).
Cultivo em vaso de barro com esfagno, boa luz e humidade, regas e adubo abundante na Primavera/Verão ligeira seca no Inverno.
Pode ser cultivado montado desde que em boa humidade mas ocupa muito espaço devido ao seu porte.
Existe a Var. alba mas ainda não faz parte da coleção :-)


3 comentários:

  1. Sempre que procuro no Google por uma orquídea especial, diferente, principalmente Dendrobium, acabo caindo no seu blog. Eu tenho a variedade alba deste Dendrobium purpureum que, desconfio, esteja iniciando a floração. Parabéns pela belíssima coleção! Abraços!

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. EHEHEHEH
    Pois é o meu genero preferido e ja tenho "alguns" mas só cerca de 10% do genero ainda faltam muiiiiiitos
    Obrigado :-)

    ResponderEliminar